sábado, 10 de dezembro de 2011

Letras japonesas- hiragana, katakana e kanji. O que são?

Quando falamos em língua japonesa, já lembramos das difíceis letras com seus inúmeros traços, e também das tatuagens que viraram moda. E é isso mesmo um emaranhado de traços que representam um objeto ou uma idéia.
A língua japonesa possui 3 alfabetos: o kanji, o katakana e o hiragana.


O KANJI
Sendo que os kanji's são caracteres chineses, e acreditasse que foram incorporados na língua japonesa no século V pelos monges budistas que foram para a China e que retornaram ao Japão . Devido a grande variedade de kanji’s  o ministério da educação  japonês definiu uma lista com 1945 kanji’s oficiais chamados de jōyō kanji.
Vamos aprender algumas letras?
Alguns exemplos de algumas palavras com a letra A escrito em hiragana.

O HIRAGANA
O hiragana é um dos alfabetos silábicos do idioma japonês.
É usado para as palavras que não tenham kanji ou para palavras cujo o kanji é pouco utilizado.
É utilizado para terminações de verbos e adjetivos.
O hiragana contemporâneo é uma derivação do kanji utilizado no período Heian (749 D.c.- 1185 D.c). O hiragana foi criado pelas princesas japonesas para simplificar os kanji’s mais utilizados.

O KATAKANA
É também um alfabeto silábico japonês. E atribui-se a sua invenção ao monge budista Kukai o Kobo Daishi. Este alfabeto é mais antigo que o hiragana e provém da simplificação de caracteres mais complexos.
Atualmente utilizado para escrever palavras de origem estrangeira. Por exemplo, coisas que não são naturais do Japão são escritas como katakana.