sábado, 10 de dezembro de 2011

Letras japonesas- hiragana, katakana e kanji. O que são?

Quando falamos em língua japonesa, já lembramos das difíceis letras com seus inúmeros traços, e também das tatuagens que viraram moda. E é isso mesmo um emaranhado de traços que representam um objeto ou uma idéia.
A língua japonesa possui 3 alfabetos: o kanji, o katakana e o hiragana.


O KANJI
Sendo que os kanji's são caracteres chineses, e acreditasse que foram incorporados na língua japonesa no século V pelos monges budistas que foram para a China e que retornaram ao Japão . Devido a grande variedade de kanji’s  o ministério da educação  japonês definiu uma lista com 1945 kanji’s oficiais chamados de jōyō kanji.
Vamos aprender algumas letras?
Alguns exemplos de algumas palavras com a letra A escrito em hiragana.

O HIRAGANA
O hiragana é um dos alfabetos silábicos do idioma japonês.
É usado para as palavras que não tenham kanji ou para palavras cujo o kanji é pouco utilizado.
É utilizado para terminações de verbos e adjetivos.
O hiragana contemporâneo é uma derivação do kanji utilizado no período Heian (749 D.c.- 1185 D.c). O hiragana foi criado pelas princesas japonesas para simplificar os kanji’s mais utilizados.

O KATAKANA
É também um alfabeto silábico japonês. E atribui-se a sua invenção ao monge budista Kukai o Kobo Daishi. Este alfabeto é mais antigo que o hiragana e provém da simplificação de caracteres mais complexos.
Atualmente utilizado para escrever palavras de origem estrangeira. Por exemplo, coisas que não são naturais do Japão são escritas como katakana.

sábado, 28 de maio de 2011

Algumas coisas importantes para começar a falar japonês:

No começo de um diálogo começamos dizendo bom dia , boa tarde e boa noite.
Vamos aprender em japonês:
Bom dia - ohayoo gozaimasu - おはよう ございます
Boa tarde - konnichiwa - こんいちは 
Boa noite - konbanwa  - こんばんは

* Foram usadas letras japonesas do formato de hiragana

A grande catástrofe natural japonesa

A minha última postagem foi em um dia antes do grande desastre que aconteceu no dia 11 de março, um grande terremoto seguido de um grande tsunami que devastou a região nordeste do Japão ( nas províncias de Iwate ken, Miyagi ken e Fukushima ken). Bom, mas aqui na região onde moro, sentimos grandes abalos no dia  11 de março seguidos de outros de menor intensidade durante alguns dias depois. Estou morando na província de Nagano ken e não há perigo de tsunami porque a região é montanhosa e é uma das poucas províncias que não possuem território litorâneo.

Agora, as cidades atingidas lutam para reerguer, tanto as construções como também a vida.